ALD Bioenergia lança seu primeiro relatório de sustentabilidade, destaca ações para proteção do meio ambiente e foca na harmonia entre produção de energia e uso de recursos naturais.

Às margens da rodovia BR 364, em Nova Marilândia, Mato Grosso, a visão inovadora de 24 produtores rurais vem ganhando cada vez mais força por meio do compromisso com a sustentabilidade e do fortalecimento da cadeia produtiva local e o desenvolvimento regional. A ALD Bioenergia, fundada em 2019 pela união desses agricultores, transformou-se numa das mais importantes usinas de etanol de milho da região – em 2023, produziu aproximadamente 110 mil metros cúbicos. Mas não é apenas na fabricação desse biocombustível essencial para a descarbonização global que as metas ousadas da ALD são visíveis.
Com o lançamento de seu primeiro relatório de sustentabilidade, a empresa demonstra mais uma vez o compromisso com a transparência e a responsabilidade.
O documento é a materialização do empenho da ALD Bioenergia em divulgar estratégias e ações alinhadas aos princípios fundamentais ESG (Environmental, Social
e Governance), evidenciando o contínuo esforço em promover práticas sustentáveis e impactar positivamente o meio ambiente e as comunidades da região.
Além de incorporar tecnologia de ponta à produção de biocombustível, a ALD promove iniciativas e programas destinados ao desenvolvimento sustentável e à prosperidade de todos os envolvidos na cadeia de valor. Entre as ações práticas, destacam-se:

GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA Em 2023, a empresa gerou 98% de toda a energia utilizada em seu processo produtivo. Essa energia provém do consumo de biomassas, promovendo a economia circular e a redução de emissões de gases do efeito estufa.

MONITORAMENTO DE GASES DO EFEITO ESTUFA (GEE) Em conformidade com as exigências regulatórias, a ALD Bioenergia realiza sistematicamente o monitoramento de GEE, visando mitigar os impactos ambientais derivados de suas operações.

REDUÇÃO DE CO2 Como produtora de etanol de milho, ALD Bioenergia contribui significativamente para a redução de emissões de gás carbônico (CO2), promovendo a transição para fontes mais sustentáveis de energia.

CERTIFICAÇÃO NO RENOVABIO A unidade possui certificação no Programa RenovaBio, fomentando a produção e consumo de biocombustíveis de forma eficiente e sustentável. A ALD Bioenergia se destaca nacionalmente na produção de créditos de descarbonização (CBIOs), evidenciando seu compromisso com a descarbonização da matriz energética. Um CBIO equivale a uma tonelada de carbono evitada na atmosfera.

USO CONSCIENTE DOS RECURSOS HÍDRICOS A empresa trata toda a água captada no processo produtivo e reutiliza grande parte dos efluentes para fertirrigação.

m 2024, a ALD Bioenergia mantém o foco nos princípios de sustentabilidade e segurança. “Somos defensores dos biocombustíveis como uma solução para o futuro do planeta, que depende da harmonia da produção sustentável de energia.”, afirma Marco Orozimbo Freer Rosas, CEO da companhia. “O Brasil tem um grande potencial e competência para aumentar a produção, facilitando a substituição dos combustíveis fosseis.” Segundo o executivo, a empresa também continuará investindo na gestão e valorização das pessoas.

Rolar para cima